O Centro Cultural de Belém inaugurou ontem a sua Sala de Leitura. O acesso é livre aos jornais e aos cerca de quatro mil livros, a maioria herdada do antigo Centro do Documentação do extinto Centro de Exposições. O espaço recebe o nome do poeta, crítico e ensaísta Jorge de Sena.
Nas prateleiras há espaço para muitos mais livros, mas, por enquanto, são apenas quatro mil os títulos que podem ser consultados na recém inaugurada sala de leitura do Centro Cultural de Belém. Quanto à capacidade da sala, é ainda limitada. Dispõe apenas de 32 lugares sentados e quatro computadores no espaço Internet.
António Mega Ferreira, presidente do Conselho Administrativo do CCB, considera que em causa está "uma biblioteca generalista com enfoque em duas áreas. Uma, a literatura, portuguesa e estrangeira, e outra, naturalmente, as artes visuais". Naturalmente porque a sala de leitura herda o património do antigo Centro de Documentação do Centro de Exposições, extinto para dar lugar à colecção Berardo.
A obra de Paul Bowles mereceu honras de abertura na Sala Jorge de Sena. À entrada, é possível visitar as primeiras edições dos livros escritos pelo também compositor norte-americano, já falecido. O ciclo Paul Bowles inclui ainda a exibição de dois documentários e uma exposição de fotografia de Daniel Blaufuks.
Fonte: SIC - 27-3-007
"Uma sala dedicada aos livros, aos leitores, aos escritores, às letras, às páginas, ao estudo, à reflexão, aos lançamentos, à Literatura. Fica no Piso 1 do Centro de Reuniões (Sala Jorge de Sena), e é um novo espaço aberto na oferta cultural do Centro Cultural de Belém. Um espaço consagrado ao livro, aos escritores e à leitura, como ainda não havia no CCB, mas como não podia também deixar de haver. Chamámos-lhe, simplesmente, Sala de Leitura, porque é isso que ela é: uma sala para ler, para estar com livros. E, tal como cada livro pode e é sempre mais do que um simples objecto físico de papel e tinta, queremos vê-la crescer...
Dispondo de um fundo bibliográfico generalista, com enfoque na área das artes visuais, a Sala de Leitura constitui o primeiro passo para a criação, no futuro, de uma Biblioteca/Centro de Documentação, que venha completar o leque de valências oferecidas ao público pelo maior centro cultural português. Local de estudo, leitura e reflexão, a Sala de Leitura passará também a constituir o espaço especialmente vocacionado para acolher lançamentos, conferências ou outras manifestações relacionadas com a Literatura, os seus autores e o seu público. A Sala possui 32 lugares sentados, destinados a leitura, quatro computadores no espaço Internet, e uma zona de leitura de jornais, de livre acesso. Funcionará de Segunda a Sábado entre as 10h e as 18h"
Fonte: Centro Cultural de Belém
Etiquetas: Acervo Documental, Acontecimentos, Bibliotecas Especializadas, Equipamento Instalações e Mobiliário, Livros e Leitura, Serviços de Biblioteca |